NORMANDO CORRAL
PRESIDENTE SISTEMA FAMATO

"Este ano de 2018 é muito especial para todos nós do Sistema Famato. Especialmente para o SENAR-MT que completa 25 anos e, já adulto pavimenta sua própria estrada que sempre foi construída com a realização de muitos treinamentos, informações, qualificação e capacitação para o homem do campo.

Para comemorar vamos contar muitas histórias, principalmente de pessoas que trabalharam duro para lavrar a terra, plantar e colher quando quase nada havia neste imenso Estado. É importante dizer que a história destes 25 anos do SENAR-MT se mistura com a do desenvolvimento agropecuário de Mato Grosso.

O SENAR-MT sempre trabalhou lado a lado com o produtor rural para qualificar e capacitar mão de obra, considerada uma das principais dificuldades para o homem do campo, não só em nosso Estado, mas em todo Brasil. Investiu na formatação de novos treinamentos e na diversificação das ações educacionais. Aliar à produção o conhecimento técnico é o caminho para continuarmos desenvolvendo nossa agricultura de forma sustentável.

Todo o trabalho feito pelo SENAR-MT, só é possível graças aos recursos originados da atividade agropecuária. A capacitação e a qualificação contribuí para o aumento de rentabilidade e também da produção. É importante enfatizar que somente nos últimos sete anos capacitamos mais de 35 mil pessoas para operar máquinas e equipamentos modernos para ampliar nossas fronteiras.

Nestes 25 anos, o SENAR-MT atendeu mais de um milhão de pessoas. Também atuamos na área social com a implantação de seis projetos sociais que levam cidadania, serviços e diversas outras ações educacionais para as comunidades rurais. Dentre eles, o que mais se destaca é o Mutirão Rural.

Com todo esse empenho em capacitar e levar cidadania ao homem do campo, também expandimos fronteiras agrícolas, mas ainda há muito para caminhar quando se trata de disseminação do conhecimento, que é o papel e o objetivo do SENAR-MT. Construímos 17 Núcleos Avançados de Capacitação, que como o próprio nome diz, é para que possamos multiplicar esse conhecimento adquirido por aqueles que estudaram arduamente, se dedicam à pesquisa e tem conhecimento para repassar.

Mas nada disso seria possível se não tivéssemos as parcerias. Quando nos unimos com as instituições de ensino e entidades públicas e privadas conseguimos caminhar um pouco mais rápido em rumo ao nosso objetivo. Não fazemos nada sozinhos. Para tudo precisamos de parcerias, união e representatividade."

Dessa forma expandimos a fronteira do conhecimento, preparando­-nos para um futuro cada vez mais competitivo e desafiador. Portanto, que venham os próximos 25 anos. Estamos prontos.

  • Arnaldo Ortiz - Vila Bela da Santíssima Trindade
    "Com o treinamento de doma aprendi "lidar" com a animal de forma correta, pois da forma que fazia, machucava o vaqueiro e o animal".
  • José Carlos
    “Como meu produto sai diretamente da horta para a mesa do consumidor, me preocupo com a qualidade. Isso aprendi nos treinamentos do SENAR-MT”.
  • Elvis Maycon - Cuiabá
    “Depois que fiz o treinamento do SENAR-MT consegui emprego fixo, carteira assinada e agora posso sonhar mais alto”.
  • Arno Schneider - Santo Antonio de Leverger
    “Eu tenho um fator limitante que são os treinamentos dos meus funcionários. Felizmente hoje, nós podemos contar com a ajuda do SENAR-MT para cobrir esta lacuna”.
  • Jurandi Alves - Mirassol D'Oeste
    “Fizemos o treinamento de horticultura orgânica e transformamos o que era renda extra, em nosso próprio negócio”.
  • Luana Belusso - Nova Ubiratã
    "Depois do curso de drone sobrevoei a lavoura de milho da fazenda, e percebi algumas manchas. Fui investigar se as manchas foram devidas a algum ataque de praga ou era mancha de solo".
  • Pablo Henrique - Paranaíta
    "Às vezes o animal mancava, eu achava normal. Com o treinamento de casqueamento, eu mudei praticamente todo o processo de cuidar dos animais".