Sistema Famato
FAMATO
IMEA
       
Fale Conosco
 
Soja Brasil - Etapa Mato Grosso
Cursos a Distância do Ead
Certificados
   
 
 
01 de Dez de 2017

voltar
 
AGRICULTURA DO FUTURO
Soja Brasil encerra etapa de Mato Grosso com evento em Nova Mutum
 
 

O Soja Brasil encerra a passagem por Mato Grosso, nesta sexta-feira (01.12) e sábado (02.12), em Nova Mutum. Nos últimos 15 dias, a Caravana Soja Brasil passou por 10 municípios mato-grossenses. O público mobilizado foi de mais de 500 pessoas.

Inovação tecnológica é o tema desta edição, que em Mato Grosso, em função da parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR-MT), é realizado num formato diferenciado. As noites são sempre reservadas para as palestras e as manhãs para o Conexão AgriHub que é um evento do projeto AgriHub e tem o objetivo mostrar aos produtores novas tecnologias.

Em Tapurah, assim como nos outros municípios visitados pelo Soja Brasil, neste mês de novembro, os produtores enfrentam problemas com a conectividade, com a classificação de grãos e gestão. Para o produtor Roberto Amaral, o Soja Brasil tem sempre novidades que estimulam os produtores a buscar conhecimento. "É importante participarmos destes eventos para enxergarmos novas possibilidades de negócios e soluções para as nossas dificuldades".

O presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Tapurah, Carlos Belló acrescenta que mais que buscar soluções tecnológicas para a lavoura, é preciso engajar os jovens neste processo de evolução tecnológica. Na opinião dele, essa integração é importante porque junta inovação e experiência. "Os jovens aprendem e nos ensinam e vice-versa". Ele ressalta ainda que conhecimento é muito importante em todos os setores.

"O futuro já chegou! O que a Tecnologia tem a oferecer à Agricultura". É com esse tema que instrutor credenciado junto ao SENAR-MT, João Rosa, chama os produtores para uma reflexão sobre o futuro. Segundo ele, nos últimos anos, em todo o mundo, foram levantados 800 milhões de dólares para investimentos em empresas que trabalham com inovação tecnológica para o setor agropecuário. "Deste montante, pelo menos 560 milhões foram o setor de inteligência artificial e robótica". João Rosa enfatiza ainda que entre 2015 e 2025 pelo menos 80% do mercado de drones será voltado para atender as necessidades da agricultura.

Já o superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (SENAR-MT), Otávio Celidonio falou sobre as novidades para a área de educação. "É um desafio", enfatiza. Ao longo destes 15 dias, Celidonio falou sobre o papel do SENAR-MT na capacitação e na qualificação da mão de obra para o setor do agronegócio. "Uma pesquisa feita recentemente para o projeto AgriHub nos mostrou que a falta de mão de obra é um problema grave e que precisa de soluções urgentes".

Segundo ele, o SENAR-MT está buscando diversificar o formato das ações educativas. "Estamos inovando na forma de apresentar nosso conteúdo. Oferecemos Educação a Distância e estamos trabalhando em novos projetos como as trilhas de educação, soluções integradas e diversas outras".

Outro assunto em pauta nesta primeira etapa do Soja Brasil, em Mato Grosso é AgriHub, um programa de inovação e que tem como objetivo integrar os produtores rurais e empresas de inovações tecnológicas. É uma rede de inovação com o objetivo de conectar produtores rurais às tecnologias desenvolvidas para o agronegócio.

O responsável pela área de parcerias do AgriHub, Fábio Silva, ao longo de sua palestra que é bastante interativa faz várias perguntas sobre conectividade, problemas enfrentados pelos produtores e, ainda aborda diversos outros assuntos. Todos esses dados serão tabulados e apresentados para a sociedade em um evento que acontece no mês de abril, em Cuiabá.

PRÓXIMA ETAPA - Em janeiro, o Soja Brasil volta para Mato Grosso. Porto Alegre do Norte, Querência, Canarana, Gaúcha do Norte, Paranatinga, Primavera do Leste e Campo Verde são os municípios que receberão a Caravana Soja Brasil, em janeiro de 2018. Confira a programação

SEGUNDA ETAPA – PERÍODO - 15 A 26 DE 2018.

Segunda-feira (15.01) – Porto Alegre do Norte – palestras (noite)

Terça-feira (16.01) – Porto Alegre do Norte – Conexão AgriHub (manhã)

 

Terça-feira (16.01) - Querência – palestras (noite)

Quarta-feira (17.01) – Querência – Conexão AgriHub (manhã)

 

Quarta-feira (17.01) – Canarana – palestras (noite)

Quinta-feira (18.01) –Canarana – Conexão AgriHub (manhã)

 

Sexta-feira (19.01) –Água Boa – Conexão AgriHub (manhã)

Sábado (20.01) – Água Boa –  palestras (noite)

 

Segunda-feira (22.01) – Gaúcha do Norte – palestras (noite)

Terça-feira (23.01) – Gaúcha do Norte –  Conexão AgriHub (manhã)

 

Terça-feira (23.01) – Paranatinga – palestras (noite)

Quarta-feira (24.01) – Paranatinga -  Conexão AgriHub (manhã)

 

Quarta-feira (24.01) – Primavera do Leste – palestras (noite)

Quinta-feira (25.01) –Primavera do Leste - Conexão AgriHub (manhã)

 

Quinta-feira (25.01) – Campo Verde – palestras (noite)

Sexta-feira (26.01) – Campo Verde - Conexão AgriHub (manhã)



Fonte: Assessoria de Imprensa
 

VEJA TAMBÉM
Em Ipiranga do Norte a gestão é uma preocupação para os produtores rurais
Soja Brasil tem a tradição de informar e discutir os problemas do setor do agronegócio
Produtores sinopenses reclamam da falta de mão de obra qualificada
Senar-MT inaugura mais duas unidades do Núcleo Avançado de Capacitação na região norte de MT
 
Veja mais notícias

Buscar Cursos
 
 POR TIPO DE CURSO
 
 
  POR CIDADE
 
 
 
Formação Profissional Rural
 
 
Promoção Social
 
 
 
 
 
 
(65)3928-4800
SENAR-MT 2014 - Todos os direitos reservados
Política de Privacidade
senar@senarmt.org.br
 
Rua Eng. Edgard Prado Arze, sn, Qd 01
Setor A - Centro Político Administrativo
CEP 78.049.015 - Cuiabá-MT