Sistema Famato
FAMATO
IMEA
       
Fale Conosco
 
Processo Seletivo 001/2018
Curso a Distância do Ead
25 anos - SENAR-MT
   
 
 
01 de Dez de 2017

voltar
 
AGRICULTURA DO FUTURO
Soja Brasil encerra etapa de Mato Grosso com evento em Nova Mutum
 
 

O Soja Brasil encerra a passagem por Mato Grosso, nesta sexta-feira (01.12) e sábado (02.12), em Nova Mutum. Nos últimos 15 dias, a Caravana Soja Brasil passou por 10 municípios mato-grossenses. O público mobilizado foi de mais de 500 pessoas.

Inovação tecnológica é o tema desta edição, que em Mato Grosso, em função da parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR-MT), é realizado num formato diferenciado. As noites são sempre reservadas para as palestras e as manhãs para o Conexão AgriHub que é um evento do projeto AgriHub e tem o objetivo mostrar aos produtores novas tecnologias.

Em Tapurah, assim como nos outros municípios visitados pelo Soja Brasil, neste mês de novembro, os produtores enfrentam problemas com a conectividade, com a classificação de grãos e gestão. Para o produtor Roberto Amaral, o Soja Brasil tem sempre novidades que estimulam os produtores a buscar conhecimento. "É importante participarmos destes eventos para enxergarmos novas possibilidades de negócios e soluções para as nossas dificuldades".

O presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Tapurah, Carlos Belló acrescenta que mais que buscar soluções tecnológicas para a lavoura, é preciso engajar os jovens neste processo de evolução tecnológica. Na opinião dele, essa integração é importante porque junta inovação e experiência. "Os jovens aprendem e nos ensinam e vice-versa". Ele ressalta ainda que conhecimento é muito importante em todos os setores.

"O futuro já chegou! O que a Tecnologia tem a oferecer à Agricultura". É com esse tema que instrutor credenciado junto ao SENAR-MT, João Rosa, chama os produtores para uma reflexão sobre o futuro. Segundo ele, nos últimos anos, em todo o mundo, foram levantados 800 milhões de dólares para investimentos em empresas que trabalham com inovação tecnológica para o setor agropecuário. "Deste montante, pelo menos 560 milhões foram o setor de inteligência artificial e robótica". João Rosa enfatiza ainda que entre 2015 e 2025 pelo menos 80% do mercado de drones será voltado para atender as necessidades da agricultura.

Já o superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (SENAR-MT), Otávio Celidonio falou sobre as novidades para a área de educação. "É um desafio", enfatiza. Ao longo destes 15 dias, Celidonio falou sobre o papel do SENAR-MT na capacitação e na qualificação da mão de obra para o setor do agronegócio. "Uma pesquisa feita recentemente para o projeto AgriHub nos mostrou que a falta de mão de obra é um problema grave e que precisa de soluções urgentes".

Segundo ele, o SENAR-MT está buscando diversificar o formato das ações educativas. "Estamos inovando na forma de apresentar nosso conteúdo. Oferecemos Educação a Distância e estamos trabalhando em novos projetos como as trilhas de educação, soluções integradas e diversas outras".

Outro assunto em pauta nesta primeira etapa do Soja Brasil, em Mato Grosso é AgriHub, um programa de inovação e que tem como objetivo integrar os produtores rurais e empresas de inovações tecnológicas. É uma rede de inovação com o objetivo de conectar produtores rurais às tecnologias desenvolvidas para o agronegócio.

O responsável pela área de parcerias do AgriHub, Fábio Silva, ao longo de sua palestra que é bastante interativa faz várias perguntas sobre conectividade, problemas enfrentados pelos produtores e, ainda aborda diversos outros assuntos. Todos esses dados serão tabulados e apresentados para a sociedade em um evento que acontece no mês de abril, em Cuiabá.

PRÓXIMA ETAPA - Em janeiro, o Soja Brasil volta para Mato Grosso. Porto Alegre do Norte, Querência, Canarana, Gaúcha do Norte, Paranatinga, Primavera do Leste e Campo Verde são os municípios que receberão a Caravana Soja Brasil, em janeiro de 2018. Confira a programação

SEGUNDA ETAPA – PERÍODO - 15 A 26 DE 2018.

Segunda-feira (15.01) – Porto Alegre do Norte – palestras (noite)

Terça-feira (16.01) – Porto Alegre do Norte – Conexão AgriHub (manhã)

 

Terça-feira (16.01) - Querência – palestras (noite)

Quarta-feira (17.01) – Querência – Conexão AgriHub (manhã)

 

Quarta-feira (17.01) – Canarana – palestras (noite)

Quinta-feira (18.01) –Canarana – Conexão AgriHub (manhã)

 

Sexta-feira (19.01) –Água Boa – Conexão AgriHub (manhã)

Sábado (20.01) – Água Boa –  palestras (noite)

 

Segunda-feira (22.01) – Gaúcha do Norte – palestras (noite)

Terça-feira (23.01) – Gaúcha do Norte –  Conexão AgriHub (manhã)

 

Terça-feira (23.01) – Paranatinga – palestras (noite)

Quarta-feira (24.01) – Paranatinga -  Conexão AgriHub (manhã)

 

Quarta-feira (24.01) – Primavera do Leste – palestras (noite)

Quinta-feira (25.01) –Primavera do Leste - Conexão AgriHub (manhã)

 

Quinta-feira (25.01) – Campo Verde – palestras (noite)

Sexta-feira (26.01) – Campo Verde - Conexão AgriHub (manhã)



Fonte: Assessoria de Imprensa
 

VEJA TAMBÉM
Investir em boas práticas de armazenagem é garantir a qualidade do grão
Mais de mil pessoas serão capacitadas nos Centros de Treinamentos em 2018
SENAR-MT e parceiros ofertam mais de 750 ações educacionais para o final de 2018
PRIMACREDI encerra curso sobre Relacionamento Interpessoal
 
Veja mais notícias

Buscar Cursos
 
 POR TIPO DE CURSO
 
 
  POR CIDADE
 
 
 
Formação Profissional Rural
 
 
Promoção Social
 
 
 
 
 
 
(65)3928-4800
SENAR-MT 2014 - Todos os direitos reservados
Política de Privacidade
senar@senarmt.org.br
 
Rua Eng. Edgard Prado Arze, sn, Qd 01
Setor A - Centro Político Administrativo
CEP 78.049.015 - Cuiabá-MT