Sistema Famato
FAMATO
IMEA
       
Fale Conosco
 
Curso a Distância do Ead
Soja Brasil - Etapa Mato Grosso
Certificados
   
 
 
22 de Dez de 2017

voltar
 
CAPACITAÇÃO
SENAR-MT tem mais de 200 treinamentos previstos já para janeiro
 
Rafael Manzutti- NR 35
 

Dezembro ainda não terminou, mas a equipe do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (SENAR-MT) já está com tudo planejado para começar 2018 a todo vapor. Para janeiro já são mais de 200 treinamentos previstos para serem realizados nos mais diversos municípios mato-grossenses. "E ainda em dezembro temos treinamentos sendo realizado até o dia 23", destaca o superintendente do SENAR-MT, Otávio Celidonio. 

Para o mês de janeiro a demanda maior continua sendo para os treinamentos de  Normas Regulamentadoras (NRs). Ao todo são 49 previstos. Destes, 26 são treinamentos de NR 33 – Espaço Confinado e 23 de NR 35, Trabalho em altura. A instrutora credenciada junto ao SENAR-MT Valéria Eller diz que são dezenas de Normas Regulamentadoras e que são os treinamentos mais demandados juntos ao SENAR-MT. 

No caso da NR 33, o objetivo do treinamento é mostrar aos participantes os requisitos mínimos e as medidas de proteção para trabalhar em espaço confinado. O conteúdo inclui assuntos como normas e regulamentos aplicáveis ao trabalho em espaço confinado, equipamentos para comunicação, análise de risco, indutiva e dedutiva, avaliação de riscos e perigos e medidas de controle de riscos.

Já no treinamento de NR 35 – Trabalho em Altura, o objetivo é mostrar ao participante os requisitos mínimos e as medidas de proteção para o trabalho em altura. O conteúdo é bem extenso e inclui assuntos como:  normas e regulamentos aplicáveis ao trabalho em altura, análise de risco e equipamentos de proteção individual. "Mas também falamos de permissão de trabalho em altura, atividades de trabalho em altura e, isso inclui as rotineiras e não rotineiras", explica Valéria Eller. Outro assunto bastante discutido são os riscos de acidentes típicos neste trabalho e também os equipamentos que são necessários para a realização deste trabalho.

Para o primeiro trimestre de 2018 já são mais de 1.100 ações educacionais programadas. Além dos treinamentos, como o de operação de veículos aéreos não tripulados, popularmente conhecido como curso de drone, tem ainda a realização de programas como o Inclusão Digital Rural, Equoterapia e vários outros.

Quando o assunto é capacitação e qualificação para profissionais operarem veículos aéreos não tripulados, vale dizer que a procura por treinamentos é grande junto aos Sindicatos de Produtores Rurais. De acordo com o instrutor credenciado junto ao SENAR-MT, Edson Jabur, em 2017 foram capacitadas mais de 80 pessoas para o setor de operação de drones.

O instrutor credenciado junto ao SENAR-MT, João Rosa acrescenta que entre 2015 e 2025 pelo menos 80% do mercado de drones será voltado para atender as necessidades da agricultura. "Nos últimos anos, em todo o mundo, foram levantados 800 milhões de dólares para investimentos em empresas que trabalham com inovação tecnológica para o setor agropecuário. Deste montante, pelo menos 560 milhões de dólares foram o setor de inteligência artificial e robótica".

Os interessados em fazerem os treinamentos do SENAR-MT, devem procurar o Sindicato Rural de Produtores Rurais de seu município para saber a programação para 2018 e se há vagas para o treinamento que tem interesse.



Fonte: Assessoria de Imprensa
 

VEJA TAMBÉM
Conexão AgriHub reúne mais de 30 produtores em Porto Alegre do Norte
Mais de 800 milhões de pessoas no mundo sofrem com a falta de alimento
Segunda etapa do Soja Brasil começa nesta segunda em Porto Alegre do Norte
SENAR-MT e Parceiros já tem mais de 20 treinamentos programados para 2018
 
Veja mais notícias

Buscar Cursos
 
 POR TIPO DE CURSO
 
 
  POR CIDADE
 
 
 
Formação Profissional Rural
 
 
Promoção Social
 
 
 
 
 
 
(65)3928-4800
SENAR-MT 2014 - Todos os direitos reservados
Política de Privacidade
senar@senarmt.org.br
 
Rua Eng. Edgard Prado Arze, sn, Qd 01
Setor A - Centro Político Administrativo
CEP 78.049.015 - Cuiabá-MT