Sistema Famato
FAMATO
IMEA
       
Fale Conosco
 
   
 
 
18 de Jan de 2019

voltar
 
SHOWTEC 2019
Representantes de Mato Grosso e Goiás conhecem metodologia de ATeG do SENAR-MS
 
FAMASUL
 

Representantes da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) de Mato Grosso e de Goiás participaram, pela primeira vez, da Showtec, em Maracaju (MS). O objetivo da visita dos profissionais foi conhecer as novidades tecnológicas, em especial, a Vitrine Hortifruti apresentada pelo SENAR-MS.

Para o gerente de ATeG, do SENAR Goiás, Guilherme Bizinoto, a feira é destaque quando o assunto é tecnologia. "A vitrine do SENAR-MS me chamou atenção porque apresentou demonstrações de plantio convencional e outros diversos tipos de cultivo, mostrando para o produtor como se pode conduzir as hortaliças de forma mais eficiente".

Bizonoto aposta na troca de experiência com os colegas do Centro-Oeste para elevar o desempenho do agro. "A metodologia de Assistência Técnica e Gerencial do SENAR é a mesma em nível nacional, mesmo cada região tendo suas particularidades. Em Goiás temos o Programa do SENAR atua em oito cadeias produtivas e atende 3.400 produtores. As principais cadeias atendidas são a da pecuária de leite e de corte e a da horticultura".

O coordenador de ATeG do SENAR-MT, Armando Urenha, explicou o andamento do programa de assistência técnica em Mato Grosso. "Temos visitados várias feiras visando avançar na implantação da assistência técnica no nosso estado. Essa semana, iniciamos o atendimento a 50 produtores no hortifrúti, então pegamos experiência com outras regiões que possuem maior experiência, e conseguimos, implantar na nossa casa o que já é bem feito em outras regionais".

Para, o supervisor da ATeG na regional mato-grossense, Túlio Marçal, apenas com a assistência o produtor poderá elevar o desempenho de sua propriedade. "Com o programa, o técnico acompanha o produtor mensalmente, levando sempre conhecimento e informações que auxiliarão o produtor nas decisões do seu dia a dia. Então por isso a assistência técnica é tão importante, para que o produtor consiga obter um bom retorno econômico".

Segundo o coordenador do ATeG, em Mato Grosso do Sul, Francisco Paredes, a troca de experiências entre os estados beneficiará todo Centro-Oeste. "Com esse intercâmbio, quem sai ganhando é o produtor rural, uma vez que esses estados são tradicionalmente produtores, com perfis similares. Isso só vem agregar a todos".

 



Fonte: Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul - Ana Brito
 

VEJA TAMBÉM
Técnicos concluem capacitação para atuar na área de ATeG do Senar
Mato-grossenses buscam conhecimento e novidades em propriedades de leite em Goiás
SENAR Divulga dados da assistência técnica e gerencial.
SENAR Tec Hortifruticultura foi lançado em Tangará da Serra nesta quarta-feira (26.09)
 
Veja mais notícias

Buscar Cursos
 
 POR TIPO DE CURSO
 
 
  POR CIDADE
 
 
 
Formação Profissional Rural
 
 
Promoção Social
 
 
 
 
 
 
(65)3928-4800
SENAR-MT 2014 - Todos os direitos reservados
Política de Privacidade
senar@senarmt.org.br
 
Rua Eng. Edgard Prado Arze, sn, Qd 01
Setor A - Centro Político Administrativo
CEP 78.049.015 - Cuiabá-MT