Sistema Famato
FAMATO
IMEA
       
Fale Conosco
 
   
 
 
26 de Nov de 2019

voltar
 
CASO DE SUCESSO
Capacitação desperta empreendedorismo nos produtores e trabalhadores rurais de Canarana
 
Sindicato Rural de Canarana
 

Avanço na qualificação e capacitação de mão de obra. Este é um dos motivos de comemoração do Sindicato Rural de Canarana em 2019. Em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) proporcionou treinamento e diversas oportunidades para a capacitação de trabalhadores e produtores rurais. E o Assentamento Suyá foi considerado um caso de sucesso em 2019.

O presidente do Sindicato Rural de Canarana, Alex Wish conta que este ano foram realizados 65 treinamentos. "Capacitamos pessoas que irão atuar nas áreas de fabricação de ração, avicultura básica e até de brigadas de incêndio", enfatiza o presidente.

Ele conta ainda que os treinamentos têm transformado a vida para muitas pessoas "E no Assentamento Suyá, os participantes relatam que é um divisor de águas, seja na propriedade ou na vida".  De acordo com o presidente, as expectativas para o ano de 2020 é articular para promover mais capacitação em toda a região. "Para o próximo ano já estão previstos 49 treinamentos e temos pelo menos 10 solicitações para incluir na programação”.

E para quem se qualifica, não falta trabalho. É o caso de Antônio Rodrigues, um dos moradores do Assentamento Suyá, localizado a 50 km do município de Canarana. Ele conta que a vida mudou depois de participar dos treinamentos promovidos pelo Senar-MT em parceria com o Sindicato Rural de Canarana. "Nós aprendemos a fazer ração para frango caipira, semi caipira, queijo e o embutido de suínos. Depois de aprender tudo isso transformamos a nossa vida".

Rodrigues acrescenta que passaram a comercializar os produtos na feira e, em lojas da cidade. "Com isso, incrementamos a renda da família. Nos sentimos realizados e mais confiantes após os treinamentos". Maria Clarisse que também mora no assentamento Suyá, acrescenta que os treinamentos também proporcionou a integração e a união da comunidade.  "Nos dias em que tínhamos treinamentos, cozinhávamos juntos no local onde estava acontecendo o evento para não haver dispersão", conta Maria Clarisse.

O Sindicato Rural de Canarana é um dos 93 que, em parceria com o Senar-MT, realizou em 2019 mais de 6.500 ações educacionais, com o objetivo de levar capacitação e qualificação ao homem do campo.



Fonte: Assessoria de Imprensa/Senar-MT
 

VEJA TAMBÉM
Senar-MT capacita profissionais para combater fogo em propriedades rurais
Senar-MT modifica treinamento de Primeiros Socorros neste período de pandemia
Assistido pela ATeG do Senar-MT produtor comemora mudanças na propriedade
Com Assistência Técnica do Senar-MT produtor tem aumento de 240% na produção de leite
 
Veja mais notícias

Buscar Cursos
 
 POR TIPO DE CURSO
 
 
  POR CIDADE
 
 
 
Formação Profissional Rural
 
 
Promoção Social
 
 
 
 
 
 
(65)3928-4800
SENAR-MT 2014 - Todos os direitos reservados
Política de Privacidade
senar@senarmt.org.br
 
Rua Eng. Edgard Prado Arze, sn, Qd 01
Setor A - Centro Político Administrativo
CEP 78.049.015 - Cuiabá-MT